Sobre o evento

A necessidade de melhoria da eficiência operacional configura-se como um dos temas mais importantes do Saneamento no Brasil atualmente. Neste sentido, a redução das perdas de água e do consumo de energia elétrica recebem cada vez mais atenção, tendo em vista a necessidade de universalização do saneamento, as crescente crises hídricas, as mudanças climáticas e a redução de emissões de gases do efeito estufa.

Conforme o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos do SNIS, a perda média nacional foi de 337,7 litros/ligação/dia em 2022. Entretanto, observa-se uma grande discrepância entre os municípios. Se por um lado há vários casos onde a perda se aproxima dos limites técnico e econômico, por outro também existem vários municípios que ultrapassam o índice de 1000 litros/ligação/dia.

Assim, para alcançar as metas de universalização previstas pelo Marco Legal do Saneamento, até 2033, os municípios devem investir cada vez mais em ações para controle e redução das perdas. Elementos de gestão, controle e capacitação serão essenciais para o sucesso de tais investimentos.

Neste contexto, o 11º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, o maior evento sobre o tema no Brasil, traz especialistas do setor de saneamento do país para compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

O evento terá duração de dois dias, composto por painéis idealizados criteriosamente para abordar os temas mais relevantes e garantir a participação do público por meio perguntas aos palestrantes, reconhecidos expoentes nestas áreas de conhecimento, que apresentarão conteúdos teóricos e práticos.

O Seminário é uma realização da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (nacional) e da ABES-SP.

Objetivos:

  • Promover a discussão de aspectos técnicos, científicos e institucionais sobre o controle e gestão das perdas de água e eficiência energética;
  • Possibilitar a troca de experiências práticas, divulgação e ampliação de conhecimento e procedimentos já adotados por empresas que atuam na área de saneamento em nível nacional e internacional;
  • Desenvolver o conhecimento sobre tecnologias e técnicas de gestão aplicada pela redução de perda de água e eficiência energética;
  • Divulgar tecnologias ambientalmente adequadas.

Público de interesse:

Profissionais, gestores públicos e privados, professores, pesquisadores e estudantes da área de saneamento ambiental, bem como profissionais de outras áreas, interessados na questão, que queiram aprimorar seus conhecimentos na temática.

Realização

Receba as novidades do seminário:

11º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética
©2025 – Todos os direitos reservados